Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O FALAR EVIDENCIA A MATURIDADE DO CRISTÃO

O FALAR EVIDENCIA A MATURIDADE DO CRISTÃO
Porque todos  tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Tiago 3:2-4

·         SOMOS NASCIDOS DE DEUS
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; João 1:12

·         SOMOS GERAÇÃO DE DEUS
Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Tiago 1:18
                      
·         ASSIM COMO OS FILHOS TRAZEM MARCAS GENÉTICAS DOS PAIS, AS QUAIS SE ACENTUAM À MEDIDA QUE CRESCEM, SE SOMOS FILHOS DE DEUS, VAMOS TRAZER MARCAS DO SEU CARÁTER.

·         O ALVO DE DEUS É QUE SEJAMOS PERFEITOS, MANIFESTANDO SEU CARÁTER EM NOSSA VIDA.
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29

·         SE VOCÊ DOMINA A LÍNGUA CHEGOU A MATURIDADE

TIAGO USA DOIS EXEMPLOS:
·         FREIO NA BOCA DO CAVALO
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Tiago 3:3

·         LEME DO NAVIO
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Tiago 3:4

·         SE CONTROLARMOS NOSSA LÍNGUA, TODO NOSSO CORPO, TODA NOSSA VIDA VAI ESTAR SOB O CONTROLE. É NESSE SENTIDO QUE O NOSSO FALAR EVIDENCIA A SANTIDADE.
TEXTOS QUE FOCALIZAM ISSO:
Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 1 Pedro 3:10
[Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Salmos 15:1 – 4

·         O SER HUMANO É INCAPAZ DE DOMAR A PRÓPRIA LÍNGUA.
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Tiago 3:8

O FILHO DE DEUS TEM DE LUTAR CONTRA SUA NATUREZA, POIS ATRAVÉS DO FALAR ELE EVIDENCIA A SANTIDADE E O CONTROLE DE DEUS SOBRE SUA VIDA.

EXEMPLO DE IMATURIDADE (ANANIAS E SAFIRA)
Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. Atos 5: 1-11

EXEMPLO DE MATURIDADE (ESTEVÃO)
E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. Atos 6:8 -15 E O CAPÍTULO 7

PREGADOR MARCOS AURÉLIO

sábado, 16 de junho de 2012

“O DISCÍPULO E A OBEDIÊNCIA”

IGREJA DE NOVA VIDA EM MANGUARIBA – DOMINGO NOITE – 17/06
TEMA: “O DISCÍPULO E A OBEDIÊNCIA”

DEUTERONÔMIO 28.1, 2 - “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao senhor, o seu Deus...”

INTRODUÇÃO
l  RESUMINDO: DEUS NOS PEDE PARA SERMOS OBEDIENTES.
l  JÁ NO JARDIM DO ÉDEN DEUS DÁ AO HOMEM DOIS CAMINHOS ESPERANDO DELE A OBEDIÊNCIA - “E O SENHOR DEUS ORDENOU AO HOMEM: COMA LIVREMENTE DE QUALQUER ÁRVORE DO JARDIM, MAS NÃO COMA DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, PORQUE NO DIA EM QUE DELA COMER, CERTAMENTE VOCÊ MORRERÁ”. Gn 2. 16,17
l  O MAIOR EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA FOI JESUS - “E, SENDO ENCONTRADO EM FORMA HUMANA, HUMILHOU-SE A SI MESMO E FOI OBEDIENTE ATÉ A MORTE, E MORTE DE CRUZ! Fp 2.8
OBEDECER - Sujeitar-se à vontade ou à autoridade ou ao mando de outrem.
Estar ou ficar sujeito a uma força ou influência.

DESENVOLVIMENTO
1.    A obediência é a chave para uma vida de sucesso. –
Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.
2.    A obediência é um dos resultados de amar a Deus.
João 14:15, 23Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. … Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”
3.    O Espírito Santo só será dado àqueles que obedecem a Deus.
Atos 5:32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
4.    A obediência a DEUS nos deixa inabaláveis.
Mt 7.24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha”.

5.    A obediência a DEUS nos torna conhecidos.
Rm 16.19 “Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal”.

6.    A obediência a DEUS o glorifica.
2 Co 9.13 “Visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos”.

7.    A obediência a DEUS nos torna irrepreensível.
Fá 2.12-15 “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.
  

A QUEM DEVEMOS OBEDECER POR AMOR A DEUS

1.    Jesus obedeceu ao Seu Pai dando-nos um exemplo de como devemos obedecer ao Senhor.
Hebreus 5:8-9 “Ainda que fosse Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.

2.    Deus aconselha-nos que obedeçamos às leis do nosso país.
Romanos 13:1-2 “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação”.

3.    Em certas ocasiões a obediência a Deus pode requerir a desobediência aos poderes terrestres.                                                                                                                                       
Atos 5:29 “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.”

4.    Os filhos devem obedecer e honrar os seus pais.
Efésios 6:1-3 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.
Cl 3.20 “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor”.

5.    Obediência aos patrões.
Ef 6.5 “Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo.”
Cl 3.22 “Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor”.

6.    Obediência aos pastores.
Hb 13.17 “Obedecei a vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”.

7.    E principalmente, obedecer a ordem de Cristo.
Mc 16. 15 “E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

CONCLUSÃO

         Sua obediência e confiança em Deus trazem resultados duradouros que se estendem infinitamente: é uma bênção e também uma grande responsabilidade. Não tarde em obedecer.





PREGADOR MARCOS AURÉLIO

O FALAR EVIDENCIA SE GENUINAMENTE SOMOS CRISTÃOS



Tg 3.6 – “Ora a língua é fogo, é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”.



1.    Todos tropeçam no falar. Começou por Adão, lançando culpa sobre outra pessoa. (acusação)

Gn 3.12 – “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi”.



2.     Paulo apresenta um resumo da pecaminosidade do homem, incluindo ali o constante mau uso da língua como marca de quem não conhece a Deus.

Rm 3. 13 – 14 – “A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;”



3.    Exemplo de crítica a líderes (FALARAM MIRIÃ E ARÃO CONTRA MOISÉS) Nm12.1–16



4.    Palavras de derrota (quem não conhece a Deus) x palavra de vitória (palavra de quem conhece a Deus) – Nm 23. 25 – 33



Da boca do crente que conhece ao Deus que serve deve sair palavras de fé.



Sl 35. 28 – “E a minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo o dia”.

Pv 10. 21 – “Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos”.

Pv 12. 18 – “Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina”.

Pv 15. 4 – “A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito”.

Pv 18. 7,8 – “A boca do insensato é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma. As palavras do maldizente são doces bocados que descem para o mais interior do ventre”. (Insensato - Falto de senso ou razão; louco, insano-Maldizente– Quem fala mal dos outros.)

Pv 21. 23 – “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.”

Lv 19. 16 – Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor”.

Pv 20.19 – “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”.

I Tm 6.20 – “E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam”.

IITm 2. 14-26

Tg 1.26 – “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã”.

Tt 3.2 – “Não difamem a ninguém...”

Sl 50. 16 – 23



Para terminar (IITm 3. 1 – 5)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

FÉ E OBRAS


FÉ E OBRAS

VOCÊ ACREDITARIA EM UM MATEMÁTICO QUE NÃO SABE FAZER CONTAS?

VOCÊ ACREDITARIA EM UM ELETRICISTA QUE NÃO SABE TROCAR LÂMPADAS?

VOCÊ ACREDITARIA EM UM PILOTO QUE NÃO SABE ESTACIONAR?

VOCÊ ACREDITARIA EM UMA PESSOA QUE DIZ QUE TEM FÉ, MAS NÃO TEM OBRAS?

QUAL É A FÉ QUE SALVA?
CONCLUÍMOS POIS QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ SEM AS OBRAS DA LEI. 
ROMANOS 3:28 ( PAULO)

VEDES ENTÃO QUE É PELAS OBRAS QUE O HOMEM É JUSTIFICADO, E NÃO SOMENTE PELA FÉ. TIAGO 2:24 (TIAGO)
QUAL É O PROBLEMA?

QUE PROVEITO HÁ, MEUS IRMÃOS SE ALGUÉM DISSER QUE TEM FÉ E NÃO TIVER OBRAS? PORVENTURA ESSA FÉ PODE SALVÁ-LO? TIAGO 2:14

1. TIAGO INICIA O PARÁGRAFO FAZENDO UMA PERGUNTA.
QUE PROVEITO HÁ, MEUS IRMÃOS SE ALGUÉM DISSER QUE TEM FÉ E NÃO TIVER OBRAS? PORVENTURA ESSA FÉ PODE SALVÁ-LO? TIAGO 2:14

a) TIAGO DIRIGE SUAS PERGUNTAS A ALGUÉM QUE DEFENDE A “FÉ SOMENTE”.

b) TIAGO NÃO AFIRMA QUE A FÉ NÃO PODE SALVAR; ELE AFIRMA QUE A FÉ QUE ESSA PESSOA AFIRMA TER, OU SEJA, UMA FÉ SEM OBRAS, NÃO PODE SALVAR. (UMA FÉ DESOBEDIENTE)

c) PAULO, EM ROMANOS, E TIAGO QUEREM DIZER A MESMA COISA COM A PALAVRA “OBRAS”: ATOS PRATICADOS EM OBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS.

A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS:
PAULO NEGA QUE AS OBRAS POSSAM TER ALGUM VALOR EM NOS COLOCAR NUM RELACIONAMENTO COM DEUS.

TIAGO INSISTE EM QUE, UMA VEZ ESTABELECIDO O RELACIONAMENTO, AS OBRAS SÃO ESSENCIAIS.

2. TIAGO ILUSTRA DE CINCO MANEIRAS O ENSINO QUE QUER TRANSMITIR (Tg 2. 15-25).
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,E algum de vós lhes disser:Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? 

a) INDIFERENÇA EM FACE DOS IRMÃOS NECESSITADOS (V. 15-17)
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:15-17

b) PERGUNTA RETÓRICA (V.18)
Mas alguém poderá dizer: “você tem fé, e eu tenho ações.” e eu respondo:”então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.” Tg 2.18 (LINGUAGEM DE HOJE)
TIAGO NÃO ESTÁ SIMPLESMENTE DESAFIANDO ALGUÉM DE MANEIRA INCONSEQUENTE, ELE SÓ DECLARA QUE A FÉ SEM OBRAS NÃO É UMA FÉ GENUÍNA E NÃO PODE SER PROVADA.

c) DEMÔNIOS (V.19)
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem — e tremem! Tiago 2:19
  • TIAGO ESTÁ AFIRMANDO QUE ESTA ESPÉCIE DE “FÉ DEMONÍACA” É UM SIMPLES RECONHECIMENTO DE UMA VERDADE.
  • ELES CHEGAM A TREMER, MAS SABEMOS QUE NÃO SÃO SALVOS.
  • A FÉ SALVADORA VAI ALÉM DO INTELECTO, POIS AFETA NOSSA VONTADE E NOSSAS AÇÕES.
d) ABRAÃO (V.20-24) (História de abraão Gn 15. 1- 6)
Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus.Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Tiago 2:20-24
QUANDO ABRAÃO OFERECEU SEU FILHO ISAQUE, MOSTROU COM ESTA OBRA A SUA FÉ.

e) RAABE (V.25) (História de raabe Jo 2.1- 21)
Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Tiago 2:25
O AUTOR DE HEBREUS (Hb11.31) ENFATIZA A FÉ DE RAABE, ENQUANTO TIAGO ASSINALA AS OBRAS DE RAABE.

CONCLUSÃO
  1. OBRAS NÃO PRODUZEM FÉ; MAS A FÉ PRODUZ OBRAS, E AS OBRAS CONFIRMAM A FÉ.
  2. O CONTRASTE É ENTRE A FÉ SEM OBRAS E OBRAS SEM FÉ, E NÃO ENTRE FÉ E OBRAS.
  3. A QUESTÃO NÃO É UMA OPÇÃO ENTRE FÉ E OBRAS; MAS SIM ENTRE A FÉ VIVA E A MORTA.
  4. TIAGO NUNCA AFIRMA QUE AS OBRAS PODEM SALVAR; MAS SIM QUE A FÉ GENUÍNA E VIVA SEMPRE REDUNDARÁ EM BOAS OBRAS.

ALGUNS ACHAM QUE O ENSINO DE TIAGO CONTRADIZ O ENSINO DE PAULO ACERCA DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. TODAVIA O QUADRO COMPARATIVO ABIXO PROCURA ESCLARECER A QUESTÃO
PAULO
TIAGO
1. O QUE PAULO REJEITA SÃO OBRAS SEM FÉ.
1. O QUE TIAGO REJEITA É FÉ SEM OBRAS.
2. PAULO NEGA A EFICÁCIA DAS OBRAS ANTES DA CONVERSÃO.
2. TIAGO APELA À NECESSIDADE DAS OBRAS DEPOIS DA CONVERSÃO.
3. PAULO DECLARA COMO ALGUÉM É JUSTIFICADO.
3. TIAGO ENFATIZA COMO ALGUÉM DEVE VIVER DEPOIS DE JUSTIFICADO.
4. PAULO CONFIRMA A DECLARAÇÃO POR DEUS DA NOSSA RETIDÃO.
4. TIAGO FALA DA DEMONSTRAÇÃO DE NOSSA RETIDÃO.
5. ABRAÃO FOI JUSTIFICADO PORQUE CREU EM DEUS.
5. ABRAÃO FOI JUSTIFICADO PORQUE OBEDECEU A DEUS.



sexta-feira, 1 de junho de 2012

FÉ SEM PARCIALIDADE 2



FÉ SEM PARCIALIDADE
PORQUE A PARCIALIDADE NA FÉ É INCOMPATÍVEL COM OS PRINCÍPIOS CRISTÃOS E COM A NATUREZA DA IGREJA

TEXTO PRINCIPAL: Tg 2. 1 - 13

FÉ IMPARCIAL – UMA FÉ QUE NÃO FAVORECE NEM A UM NEM A OUTRO.

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS CRISTÃOS? ONDE ESTÁ A NATUREZA DA IGREJA?

Mt 22. 37 - 40 - “RESPONDEU-LHE JESUS: AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU CONHECIMENTO. ESTE É O GRANDE E PRIMEIRO MANDAMENTO. O SEGUNDO, SEMELHANTE A ESTE É: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. DESTES DOIS MANDAMENTOS DEPENDEM TODA LEI E OS PROFETAS.”

A NATUREZA DA IGREJA ESTÁ NO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO.

  • OS RICOS TÊM UMA FORTE TENDÊNCIA PARA DEPENDER DA RIQUEZA E DO PODER EM VEZ DE DESCOBRIR A SUA REDENÇÃO EM CRISTO.

I Co 1. 28,29 - E DEUS ESCOLHEU AS COISAS HUMILDES DO MUNDO, E AS DESPREZADAS, E AQUELAS QUE NÃO SÃO, PARA REDUZIR A NADA AS QUE SÃO; A FIM DE QUE NINGUÉM SE VANGLORIE NA PRESENÇA DE DEUS.

DEVEMOS QUERER O NECESSÁRIO E NÃO NOS DEIXARMOS LEVAR PELO DINHEIRO
Pv 30.8,9 - ...NÃO ME DÊS NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA; DÁ-ME O PÃO QUE ME FOR NECESSÁRIO; PARA NÃO SUCEDER QUE, ESTANDO EU FARTO, TE NEGUE E DIGA: QUEM É O SENHOR? OU QUE, EMPOBRECIDO, VENHA A FURTAR E PROFANE O NOME DE DEUS.

Sl 9.18 – POIS O NECESSITADO NÃO SERÁ PARA SEMPRE ESQUECIDO, E A ESPERANÇA DOS AFLITOS NÃO SE HÁ DE SE FRUSTRAR PERPETUAMENTE.

  • NÃO SÃO OS RICOS QUE OPRIMEM VOCÊS? (V.6)
Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Tiago 2:6
  • NÃO SÃO ELES OS QUE OS ARRASTAM PARA OS TRIBUNAIS? (V.6)
Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Tiago 2:6
  • NÃO SÃO ELES QUE DIFAMAM O BOM NOME QUE SOBRE VOCÊS FOI INVOCADO? (V.7)
Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? 
Tiago 2:7

EXEMPLO DE IMPARCIALIDADE

  • DAVI E O POVO QUE SE JUNTOU A ELE EM SUAS FUGAS
I Sm 22. 1,2 -DAVI RETIROU-SE DALI E SE REFUGIOU NA CAVERNA DE ADULÃO; QUANDO OUVIRAM ISSO SEUS IRMÃOS E TODA CASA DE SEU PAI, DESCERAM ALI PARA TER COM ELE. AJUNTARAM-SE A ELE TODOS OS HOMENS QUE SE ACHAVAM EM APERTO, E TODO HOMEM ENDIVIDADO, E TODOS OS AMARGURADOS DE ESPÍRITO, E ELE SE FEZ CHEFE DELES; E ERAM COM ELE UNS QUATROCENTOS HOMENS.

TRÊS PRINCÍPIOS BÍBLICOS DEVEM GOVERNAR
NOSSOS RELACIONAMENTOS NA IGREJA

1º – O AMOR AO PRÓXIMO DEVE SER EVIDENCIADO EM OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO À PALAVRA DE DEUS. (V.8)
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Tiago 2:8

Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 
Deuteronômio 6:5

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:31

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:34-35


VIOLAR UM MANDAMENTO É DESOBEDECER AO PRÓPRIO DEUS, E FAZ COM QUE A PESSOA SE TORNE CULPADA DIANTE DELE (v.9-11)
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Tiago 2:9-11

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:8-10

A JUSTIÇA E O AMOR EXIGEM QUE TODAS AS PESSOAS SEJAM TRATADAS COM DIGNIDADE
(V. 12,13)
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:12-13

  • À LUZ DO ENSINO DE TIAGO PODEMOS CONCLUIR QUE A ACEPÇÃO DE PESSOAS É UM PECADO CONTRA O MANDAMENTO DO AMOR
    (Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. Tiago 2:8-9 ),
    E QUE ESTE MANDAMENTO É AQUELE QUE DEVE GOVERNAR AQUELES QUE PROFESSAM FÉ EM JESUS CRISTO
    (Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Tiago 2:1).
  • A MANEIRA DE “FALAR” E “PROCEDER” (V.12) DEVE SER A NOSSA CONDUTA DE VIDA.
    (Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:13)
    Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7